Projetos de armas de sucesso evoluem constantemente. A pistola Springfield Armory XD é a garota-propaganda dessa modificação de design “creep”. Com um design sólido, ela cresceu e mudou ao longo dos anos para atender às demandas e necessidades dos atiradores.

A pistola XD-M Elite é a mais recente iteração da família XD, apresentando ergonomia e desempenho aprimorados.

Vários anos atrás, a Springfield introduziu a atualização XD-M para a família XD, apresentando estética renovada, bem como recursos. O resultado foi uma nova adição popular à série XD. No entanto, sempre há espaço para crescimento, e a nova série XD-M Elite de pistolas de 9 mm representa a mais recente iteração da popular pistola da empresa.

 Todd teve uma chance de experimentar a versão de 4.5 ″ da pistola XD-M Elite para si mesmo.

Os detalhes

Embora a pistola XD-M Elite carregue todos os melhores recursos da XD-M, ele também possui uma série de novos aprimoramentos. Em primeiro lugar está o Match Enhanced Trigger Assembly (META), descrito como oferecendo aos atiradores o melhor gatilho de pistola com estrutura de polímero disponível. Na minha experiência, ele se compara muito bem com muitas ofertas de gatilhos de reposição.

A pistola Springfield Armory XD-M Elite vem com dois carregadores de 20 munições, backstraps intercambiáveis e uma série de atualizações.

Além do gatilho reformulado, a Elite também possui uma trava do ferrolho ambidestra (tornando a pistola completamente ambidestra), slide serrations aprimorados, capacidade do carregador aumentada, magazine wells estendido, miras U-Dot e muito mais. Basicamente, esta é a versão “premium” da XD-M que mostra todo o potencial da plataforma baseada em XD.

 Se você gosta da pistola XD-M, vai amar a pistola XD-M Elite e seus novos recursos, como miras U-Dot e controles totalmente ambidestros.

Hands On

Tive a oportunidade de experimentar o modelo XD-M Elite 4.5” em 9 mm. A capacidade do carregador neste modelo é 20 + 1 (sim, você leu certo), e o magazine well é um modelo mais compacto “curto” que tem volume mínimo, mas ainda oferece um cavernous mouth para alimentar os carregadores dentro do well. Complemente esse pacote com excelentes miras de fibra óptica e você terá uma pistola 9 mm realmente impressionante.

A segurança do grip apresenta um relevo de memória para engajamento positivo e faz a pistola parecer um polímero 1911.

Nestes tipos de exercícios, um prêmio é colocado em uma arma de manuseio rápido e preciso, como a XD-M Elite, pois você estará disparando vários tiros em rápida sucessão. A capacidade de apontar natural do XD-M Elite vem em seu próprio domínio. O recarregamento rápido durante os exercícios de alto volume foi muito fácil, graças ao botão do retém do carregador e à grande abertura do magwell.

A pistola XD-M Elite 4.5 ″ vem com um magwell “curto” que funciona com o carregador de 20 munições e garante recargas muito rápidas.

A pistola Springfield Armory XD-M Elite lidou de forma impressionante com todas as marcas de munição, tipos de projeteis e pesos com igual desenvoltura. Apreciei a ergonomia e as características de manuseio da pistola e entendi rapidamente por que a XD-M Elite e seu antecessor são tão bem pensados. A armação do grip beavertail e o equilíbrio geral da XD-M Elite tornaram o recuo insignificante. O slide retrocedeu suavemente com a mira rastreando suavemente entre os disparos. As cargas disparadas variaram de 115 grãos a 147 grãos, com pontas ocas e tipos de projetil FMJ utilizados. Nenhum mau funcionamento foi experimentado durante o teste de disparo mais de 500 tiros.

Interface de alto nível

O novo gatilho Springfield META me lembrou de pistolas que tinham seus gatilhos personalizados. O novo gatilho é mais nítido e tem uma reinicialização tátil / audível. Todo mundo certamente concorda que um gatilho configurado corretamente é uma grande ajuda para um tiro preciso. A combinação de boas miras e excelente gatilho da XD-M Elite, juntamente com o controle de qualidade da Springfield Armory, produz uma arma que pode operar plate racks a 25 metros com monotonia.

 O gatilho META oferece um gatilho comparável aos com ajuste personalizado e a pistola XD-M Elite vem de fábrica.

O ponto principal da pistola XD-M Elite é que ela é eminentemente adaptável ao indivíduo, por meio de suas backstraps intercambiáveis no estilo XD-M, bem como seus controles totalmente ambidestros e desempenho aprimorado. Tudo, desde o homeowner com uma combinação de luz/laser até um operador de elite com visão noturna e designador de alvo infravermelho, encontrará na Springfield Armory XD-M Elite uma pistola digna de consideração. Ah, e eles conseguem tudo isso por um preço sugerido de apenas $ 559 pelo modelo de 4,5 ″.

Conclusão

With the XD-M Elite, Springfield Armory’s attention to detail is instantly obvious, as well as their efforts to make a gun that is easy to shoot very well. Crucial details such as magazine release button shape, grip texture, trigger and placing the shooter’s hand as close as possible to the bore axis are seamlessly interfaced.

Com a XD-M Elite, a atenção da Springfield Armory aos detalhes é instantaneamente óbvia, assim como seus esforços para fazer uma arma que seja fácil de atirar muito bem. Detalhes cruciais, como formato do botão do retém do carregador, textura do grip, gatilho e colocação da mão do atirador o mais próximo possível do eixo do furo, têm interface perfeita.

 A família de pistolas XD-M Elite 9mm oferece uma variante para praticamente todas as necessidades.

A XD-M Elite é uma das pistolas de tiro mais planas do mundo. Por “tiro mais plano”, estou me referindo ao movimento mínimo do muzzle com a mira rastreando suavemente entre as quebras do gatilho. Os anos de experiência da Springfield com a plataforma XD permitiram que seus engenheiros pegassem o conceito nebuloso de "feel" e o traduzissem para a XD-M Elite, sendo uma das melhores pistolas de tiro no mercado direto da caixa.

 

 

Fonte: https://www.thearmorylife.com/xd-m-elite-4-5-ultimate-xd-evolution/