Quando Springfield Armory revelou o rifle de ação do parafuso Modelo 2020 Waypoint, eu imediatamente soube que precisava colocar minhas mãos em um. Minha primeira incursão no tiro de longo alcance foi levar minha M1A Loaded Precision para 1.000 jardas com a orientação de Rob Orgel da ER Tactical. Depois daquele dia, fiquei viciado. Eu sabia que queria aprimorar ainda mais minhas habilidades e encontrar um rifle que pudesse ser uma extensão de mim no campo ou em uma caça.

Vamos primeiro falar sobre estética. Encare isso, armas de fogo simplesmente nos chamam. A aparência, a sensação, como eles fazem você se sentir. Por mais bobo que pareça, tomamos muitas decisões de compra com base nesses fatores. Na minha opinião, o Modelo 2020 Waypoint é um rifle impressionante. O estoque de fibra de carbono com camuflagem Evergreen ou Ridgeline pintado à mão é único e funcional.

 

O autor tira um tiro de longo alcance de uma posição deitada com seu rifle Springfield Model 2020 Waypoint.

 

Emparelhado perfeitamente com ele está o barril BSF encamisado em uma manga de fibra de carbono enrolada em rolo. Também acho que foi um toque legal para Cerakote o verde ação ou bege dependendo da cor do estoque escolhido. A combinação destes com um parafuso estriado realmente faz o Waypoint do Modelo 2020 se destacar de outras pistolas de parafuso.

 

Por baixo de seu belo exterior está uma obra de arte de precisão produzida pela Springfield Armory. O coração do rifle é a ação do Modelo 2020, e Springfield não poupou gastos com isso. Os recursos de ponta incluem um talão de recuo integralmente usinado e usinagem de descarga elétrica (EDM) das pistas do talão do parafuso para garantir dimensões precisas e um ciclo suave do parafuso.

 

Para esta escola de rifle de precisão, o autor colocou o Waypoint do Modelo 2020 em um chassi MDT.

 

Seguindo em frente, o barril é a definição de precisão. O barril é canelado e envolto em uma manga de fibra de carbono e, em seguida, carregado sob tensão. Isso permite o resfriamento de intervalos de ar que promovem a repetibilidade do furo frio para aquecer o furo. Springfield também inclui um gatilho Triggertech ajustável, ajustável de 2,5 a 5 libras. com um rolo de flutuação livre patenteado para uma tração nítida, limpa e repetível.

 

Na Prática

Meu objetivo era testar esse rifle nos meus termos. Eu tinha uma aula de rifle de precisão de longo alcance de quatro dias com Rob Orgel do ER Tactical, e eu sabia que não havia parceiro mais perfeito para isso do que o Waypoint. Sendo que a aula era baseada em tiro de precisão à distância, sob estresse, calor extremo e exercícios de desdobramento rápido, eu queria customizar o rifle para minhas necessidades.

 

Como roupas novas para o primeiro dia de aula, o chassi MDT tinha uma aparência perfeita e se encaixava no Waypoint.

 

Decidi instalar a ação em um chassi MDT XRS para uma abordagem mais modular. O modelo Waypoint que eu tinha não tinha um Riser de bochecha ajustável, então optei por acomodar a ação no chassi MDT XRS para o comprimento ajustável de puxar e riser de bochecha para ajustar a arma para mim.

 

Para a óptica, escolhi meu Vortex 3-18X Razor HD Gen 2 com uma montagem Spuhr. Para meu bipé, usei meu bipé Atlas da BT Industries. E se você me conhece, você sabe que suprimo tudo o que posso. Para esta compilação, usei meu supressor Rex Silentium MG10. Não ter que usar proteção auricular durante uma sessão de intervalo de seis a oito horas é um dia celestial. Finalmente, escolhi Black Hills .308 175 gr. munição para alimentar o rifle.

 

Agora que meu rifle estava posicionado e me sentindo bem, estava pronto para a aula. Meu conhecimento e habilidade antes desta aula em rifles de ferrolho eram mínimos, então eu estava pronto para absorver toda e qualquer informação dada como uma esponja. No primeiro dia, estávamos em um ambiente de sala de aula aprendendo sobre retículas, mils versus MOA, como atingir um alvo com sua retícula, tipos de munição, fundamentos de tiro e o que esperar no alcance.

 

Um supressor Rex Silentium MG10 torna os dias de tiro com rifle mais seguros, reduzindo os níveis nocivos de ruído que o atirador experimenta.

 

O segundo dia foi nosso primeiro dia na faixa de 100 jardas. Nós ajustamos nossos rifles e zeramos nossas lentes. Trabalhamos na posição do corpo, controlando a frequência cardíaca e a respiração enquanto filmamos sob estresse, e como otimizar nossos kits. Também testamos o rastreamento em nossos telescópios atirando baixo à direita no alvo, marcando para cima 7 mils, depois para a esquerda 4 mils, depois para baixo 7 mils, depois à direita 4 mils e atirando novamente. Se a luneta rastrear corretamente, você deve ver todas as suas fotos alinhadas nas mesmas linhas verticais e horizontais. O Vortex funcionou perfeitamente como um campeão.

 

Quando discado para 18x, o escopo Vortex deu ao atirador uma visão clara do alcance.

 

Também testamos o deslocamento do cano quente, disparando de sete a 10 tiros precisos em rápida sucessão. Se o rifle tivesse uma mudança de cano quente, você o veria durante este teste. Para minha total satisfação, descobri que o Waypoint tinha deslocamento zero em um cilindro quente. Todas as fotos foram agrupadas agradavelmente.

 

Aumentando a Ante

O terceiro dia da escola de rifle de precisão foi na faixa de 300 jardas. Com base nas habilidades que aprendemos no dia anterior, testamos nossa injeção de calibre. Para quem não conhece, esta é a primeira foto do dia com um cano legal. Fazemos este teste para que você possa saber se seu rifle tem uma mudança de calibre, o que significa que você pode estar alto ou baixo em seu primeiro tiro em comparação com os tiros de acompanhamento. Novamente, o Waypoint teve um desempenho perfeito. O grupo de um poço frio ainda estava sub-MOA sem mudança.

 

Tirar uma foto do tubo frio no início do dia mostrará qual mudança no ponto de temperatura do cilindro de impacto, se houver.

 

Eu rapidamente aprendi que o terceiro dia é quando Rob realmente começa a colocar você na ponta dos pés. Se íamos para qualquer lugar, tínhamos que correr. Cada vez que checávamos os alvos na linha de 300 jardas, havia uma corrida de 600 jardas. Cada vez que implantávamos nossos kits, tínhamos 30 segundos para entrar em posição. Além disso, tivemos 30 segundos para fazer as malas. É aqui que você realmente vê como seu corpo reage sob estresse. Também trabalhamos na comunicação atirador / observador e como segurar ou marcar dependendo do alcance e do tempo que você tem para atirar.

 

Meu exercício favorito daquele dia foi o que chamo de “teste de tag”. Rob pendurou pequenas etiquetas de preço de 2 ″ x 1,5 ″ em cerca de 4 ″ de corda abaixo da plataforma de destino a 100 metros. O vento estava a cerca de 20 km / h naquele dia, então as etiquetas estavam flutuando livremente. Tomamos três doses e o tempo que precisávamos.

 

Durante o teste de tag do autor, o Waypoint provou que poderia fazer o trabalho se o atirador fizesse o dele.

 

Na minha primeira tentativa, tentei cronometrar os tiros com o vento. Eu só acertei um tiro. Rob explicou que, quando tentamos cronometrar o tiro, geralmente manipulamos o rifle mais do que pretendíamos. Como resultado, somos menos precisos. Fizemos uma segunda tentativa de três tiros. Eu me equilibrei, foquei e dei três tacadas depois de levar em consideração o conselho de Rob. Corremos até o alvo e, para minha absoluta surpresa, acertei todos os três tiros na marca. Nesse ponto, eu estava radiante de orgulho pela forma como o Waypoint havia se comportado. É muito mais preciso do que nunca. Eu só tenho que acompanhar.

 

Dia do Julgamento

O quarto dia foi o grande. Tiro a 1.000 jardas. Eu estava no jogo, focado, humilde e pronto para executar usando o que havia aprendido nos últimos três dias nesta escola de rifles. Tive a confiança de saber que meu rifle era um perfurador de buracos esfarrapado. Eu só precisava inserir o mínimo possível de mim na arma e teria sucesso.

O último dia de filmagem garantiu que o autor usasse todo o treinamento recebido nos dias anteriores.

 

Começamos na linha de 100 jardas, confirmando nosso zero. Bom para ir. Em seguida, mudamos consecutivamente para 200, 300, 500, 600, 800, 900 e, finalmente, 1.000 jardas. Mais uma vez, mantendo o que havíamos aprendido, começaríamos em nossos veículos e nos posicionaríamos em uma corrida rápida, atingiríamos o alvo, nos comunicaríamos com nosso observador, atingiríamos nosso alvo com mils e, em seguida, ajustaríamos nossa elevação para disparar. Como eu fiz? Francamente, fiquei muito feliz com os resultados.

 

Resultados de tiro

200 jardas 1,75 ″

300 jardas 2,25 ″

500 jardas 4 ″

600 jardas 2,8 ″

800 jardas 6,5 ″

O Waypoint do Modelo 2020 garante precisão de 0,75 MOA, e estava absolutamente cumprindo com isso em minhas mãos sob o treinamento de Rob Orgel. Meu próximo momento de “uau” veio de outro exercício que Rob nos mandou fazer. Ficamos a cerca de 20 metros de nossos rifles. Rob chamou os observadores para ele, mostrou-lhes um alvo através da luneta e então disse “Vá!”. Esta foi uma corrida entre equipes.

O Springfield Model 2020 Waypoint teve um desempenho exemplar na escola de rifles de precisão.

 

Enquanto corríamos para os nossos rifles, nossos observadores tinham que nos comunicar o alvo. Richard, meu observador, me disse: “É um pequeno objeto branco acima do número 4”. Imediatamente eu soube que ele havia perdido algumas informações críticas. O intervalo de 1.000 jardas tem 10 números 4 da esquerda para a direita. Então, eu começo a ampliar em até 18 vezes com meu escopo e escaneio cada número 4. Eu noto uma minúscula especificação acima de um deles.

 

Liguei para Richard e ele confirmou que é esse. Eu estou no alvo. Eu suspeito que o objeto não pode ser muito maior do que a altura de uma cabeça humana, eu medi-lo em meu escopo assumindo que ele tem cerca de 10 "de altura ou 0,27 jardas. No meu escopo, o objeto media cerca de 0,3 mils. Eu fiz algumas contas; 0,27 dividido por 0,3 é igual a 0,9 x1000 = 900 jardas. Rob disse antes, quando em dúvida, sempre assuma que o alvo está mais perto. Decidi, já que estava estimando aqui, que deveria discar cerca de 850 metros. Richard confirmou o mesmo.

 

A estimativa de alcance é crítica para atingir alvos do mundo real a distâncias desconhecidas.

Usei meus dados e disquei 8,3 mils. Eu me equilibrei, coloquei minha retícula bem no centro do objeto, respirei fundo e, no final da expiração, pressionei. Rachadura. Um momento depois, o objeto tombou no chão. Acertar. Foi a primeira vez que realmente consegui juntar tudo o que havia aprendido nos últimos três dias e tive sucesso na primeira tacada. Mais tarde, como descobrimos, era um pedaço de madeira branco de 30 x 30 cm na berma, passando pelos alvos. Minha estimativa de alcance foi perfeita.

 

A aprendizagem ocorreu em cada turno nesta aula de rifle de precisão. Nenhum tempo foi perdido e os alunos sempre foram incentivados a se destacar.

Depois de voar alto naquele tiro, passamos para a linha de 1.000 jardas. É aqui que o vento faz uma grande diferença nas suas tacadas. Levamos algum tempo estudando o vento e tentando nos comunicarmos, alternando entre atirador e observador. Digo-vos que mesmo a 18X, com a temperatura a chegar aos 85 graus, a miragem torna muito difícil ver golpes e comunicar chamadas do vento. Felizmente, depois de tropeçar um pouco, Rob deu aos alunos uma chance por ser nosso observador. O homem é sobre-humano na compreensão de balística, vento e qualquer outro aspecto do tiro de precisão de longo alcance.

 

Um por um Rob nos deixou atirar e chamou nosso vento. Três tiros cada, e então descemos o alcance para verificar nossos acertos. Enquanto caminhávamos para baixo, eu só podia esperar que tivesse acertos no papel. Aproximamo-nos dos alvos do fosso e os colocamos à vista, contei um, dois e três. Eu medi o grupo. Tinha 8 ″! Sim, você leu certo. Era 0,8 MOA a 1.000 jardas. Fale sobre emoção! Apenas algumas semanas atrás, eu me considerava um novato no tiro com rifle de precisão de longo alcance. Agora, posso disparar sub-MOA de 100 até 1.000 jardas com o Waypoint Springfield Model 2020.

 

O chassi MDT permite ajustes de precisão para maximizar o conforto e a precisão do atirador.

No final do quarto dia, durante o interrogatório, enquanto Rob estava entregando nossos certificados, ele me entregou uma placa de prata que dizia, “Tiro superior!”. Eu não pude acreditar! Eu tinha ganhado o prêmio de melhor atirador da classe. Fiquei ao mesmo tempo humilde e surpreso com o feito. Eu tenho que dar muito crédito ao incrível rifle e ao equipamento que escolhi para equipá-lo, bem como ao programa de treinamento de Rob. Cheguei com muito pouca experiência e uma atitude para aprender o máximo que pudesse, e saí com mais do que poderia esperar em habilidade e experiência.

 

A Engrenagem

E eu quero ter certeza de que também dou crédito onde o crédito é devido em relação ao meu equipamento. O Springfield Model 2020 Waypoint teve um desempenho impecável. Houve várias vezes em que tive acertos dentro de acertos no papel. O parafuso era extremamente suave para fotos de acompanhamento rápido, mas não muito suave para que você não pudesse sentir um cartucho vazio.

 

A luneta Vortex Razor HD Gen II 1-18 × 50 fez a inclinação durante quatro dias de tiro de rifle de precisão.

O chassi MDT foi um ajuste perfeito para o meu comprimento de puxar e apertar a bochecha. É leve, mas robusto, fornecendo uma maneira precisa e confiável de interagir com o rifle. O Atlas Bipod é, como sempre, indestrutível e fácil de ajustar, tornando muito fácil acertar o rifle no alvo rapidamente. Salvando-me de uma dor de cabeça de pressão, o supressor Rex Silentium MG 10 foi extremamente preciso e muito confortável para meus ouvidos sem proteção auditiva.

O Vortex 3-18X foi um companheiro fantástico para este rifle. O retículo EBR-7C é intuitivo e fácil de usar, e o alcance desta luneta, em minha opinião, é perfeito para 50 a 1.000 jardas. noivados. Por último, mas não menos importante, o Black Hills .308 175 gr. a munição era consistente e confiável mesmo com o vento, exatamente como eu esperava da munição Black Hills.

 

Você pode pensar que é um bom atirador, mas uma aula de rifle de precisão o tornará um excelente aluno de tiro de longo alcance.

Conclusão

Depois de quatro dias absorvendo informações, colocando-as em uso e obtendo dados, me sinto confiante e confortável ao usar este rifle em qualquer caçada ou alcance de precisão e acertar meus golpes com o conhecimento e as habilidades que adquiri. Sinto que criei um vínculo com este rifle e que ele permanecerá comigo por muitos anos. Estou ansioso para mais aulas de rifle de precisão, viagens de alcance ou caças com o rifle Springfield Armory Model 2020 Waypoint.

Nota do editor: certifique-se de verificar o The Armory Life Forum, onde você pode comentar sobre nossos artigos diários, bem como apenas falar sobre armas e equipamentos. Clique no link “Ir para o tópico do fórum” abaixo para começar!

Fonte: https://www.thearmorylife.com/waypoint-goes-to-precision-rifle-school/