SPRINGFIELD XD-M ELITE 4.5″ TACTICAL OSP 9MM REVIEW

 

Por Richard Johnson

 

Por qualquer medida, a Springfield Armory XD-M Elite 9mm OSP Tactical é uma arma impressionante. Recentemente, recebi uma para revisão e posso dizer com certeza: esta pistola semiautomática oferece desempenho potente. Com câmara de 9 mm, a arma é perfeita para policiais, atiradores de competição e para qualquer pessoa interessada em autodefesa. Nesta revisão, abordo os recursos da arma e a coloco no alcance para testes de confiabilidade e precisão.

 

A Springfield XD-M Elite 4.5” Tactical OSP 9mm é uma pistola de alto desempenho adequada para aplicação da lei, proteção pessoal e uso em tiro esportivo.

 

Se você não está familiarizado com a marca Springfield, está perdendo algumas das melhores armas de fogo feitas hoje. Uma empresa familiar, a empresa oferece tudo, desde pistolas clássicas de estilo 1911 até rifles de estilo AR totalmente modernos e um rifle de ferrolho pronto para caça. A empresa é conhecida por fabricar armas de fogo confiáveis; na minha experiência, a XD-M Elite 9mm não é exceção.

 

Design e recursos da XD-M Elite

 

Em sua essência, a XD-M Elite é uma arma de mão em polímero com um sistema comprovado de disparo de percussão. Como o nome sugere, no entanto, a XD-M Elite é mais do que apenas uma pistola moderna “básica”.

 

A XD-M Elite Tactical vem com um impressionante conjunto de recursos, incluindo um cano rosqueado, controles ambidestros e uma montagem ótica.

 

A primeira coisa que me chama a atenção sobre a série XD-M Elite é o frame de aderência. A empunhadura ergonômica é visualmente impressionante e preenche totalmente sua mão. Springfield também projetou a arma com backstraps intercambiáveis ​​que permitem que você obtenha o melhor ajuste para sua mão. Três inserções diferentes permitem que você as troque para encontrar o tamanho certo para suas mãos. A textura da empunhadura funciona em conjunto com o tamanho da empunhadura ajustável para travar a arma e para uma fixação sólida durante o disparo.

 

Assim como na linha XD original, a linha Springfield Armory XD-M Elite usa uma trava de segurança. Possui uma “saliência” mais pronunciada na parte traseira para garantir um desengate positivo quando você segura a pistola para disparar. O meu funcionou perfeitamente tanto no disparo a seco quanto no teste de alcance.

 

O magwell de fábrica é projetado para canalizar os carregadores mais rapidamente no lugar. Durante a competição ou outros eventos estressantes, isso garante uma troca de carregador mais rápida e consistente.

 

Como parte do tratamento “Elite” da XD-M, a Springfield inclui um funil magwell “padrão” removível nesta pistola. Este dispositivo foi projetado para ajudar a canalizar seu carregador ao recarregar sob pressão. Este magwell alargado também funciona em conjunto com um novo carregador de aço alongado de 22 munições.

 

Como este é um modelo de pistola de mira óptica (OSP), a corrediça de aço forjado é usinada para aceitar uma óptica com a placa de montagem apropriada. Eu usei uma HEX Dragonfly, mas você pode soltar quase qualquer red dot de pistola na arma. Várias placas de montagem disponíveis facilitam a adição de um red dot.

 

A XD-M Elite Tactical é um modelo “OSP” que vem pronta de fábrica para uma ótica de red dot. As red dots são mais fáceis de usar para tiros precisos.

 

A Springfield inclui mira de ferro na altura do supressor na pistola. Encaixadas no slide, as miras são altas o suficiente para co-witness através de muitas óticas e sobre um supressor anexado. A Springfield optou por usar miras pretas simples com faces serrilhadas que não produziram brilho durante o tempo que passei com a pistola. Eles fornecem uma imagem de visão nítida - especialmente em condições de luz intensa. A mira frontal se encaixa perfeitamente na mira traseira para tiros de precisão.

 

A Springfield Armory oferece esta pistola nos acabamentos preto e Desert FDE. Na cor preta, o slide tem tratamento Melonite. Para a pistola Desert FDE que testei, o slide tinha um acabamento Cerakote. Pela minha experiência, ambos os tratamentos são incrivelmente duráveis. Você só precisa selecionar qual cor você prefere.

 

Um dos meus recursos favoritos da Springfield XD-M Elite é o gatilho META. META significa “Match Enhanced Trigger Assembly” e tem uma face plana com uma parada de sobrecurso. O gatilho META é um dos aprimoramentos da Springfield Armory para a linha XD-M original que classifica esta arma como um modelo Elite. Francamente, é um dos melhores gatilhos de fábrica no mercado atual. A XD-M Elite que testei tinha um gatilho nítido de 5.5-6 libras, que parecia muito mais leve para mim do que sua medição sugeria.

O gatilho META de classe mundial em todas as pistolas XD-M Elite é mais fácil para muitas pessoas usarem e dispararem com precisão.

 

A linha XD-M Elite usa canos de primeira qualidade. O modelo que estou analisando usa um cano roscado de nível compatível. A boca do cano se estende além da face do slide e é rosqueada .5×28 para facilitar a adição de um supressor de som. Um protetor de rosca vem de fábrica. Devo observar que o comprimento total do cano é de 5.28”, mas a configuração geral da arma é de 4.5”.

 

Um cano rosqueado permite o uso de um compensador para reduzir a elevação do cano ou um supressor de som para proteger a audição do atirador

 

Embutido na parte da proteção contra poeira do frame, há uma faixa de trilho Picatinny. Este trilho permite que você conecte um laser ou lanterna como o Surefire X300. Isso é especialmente benéfico se você usar a arma para defesa doméstica ou for um policial. Apenas certifique-se de carregar uma lanterna de mão, além de qualquer luz de arma que você possa anexar à sua pistola.

 

Os aprimoramentos Elite adicionais para a XD-M incluem uma trava deslizante ambidestra (que, com o lançamento do carregador ambidestro, torna a arma muito amigável para canhotos), bem como serrilhas deslizantes aprimoradas para uma compra ainda melhor.

 

Uma palavra sobre a capacidade do carregador

 

A Springfield XD-M Elite 9mm OSP Tactical possui capacidade de 22 munições muito respeitáveis​​em seu carregador. Esta é uma das capacidades mais generosas em uma pistola. Para um policial ou cidadão armado, isso oferece um amplo suprimento de munição.

 

https://youtu.be/P7XgIUkwx9g

 

A Springfield Armory também oferece carregadores estendidos de 35 munições para a família XD-M Elite 9mm. Esses carregadores de capacidade estendida se estendem abaixo da parte inferior da pistola por uma margem significativa. Para meu próprio uso, prefiro ficar com os carregadores padrão de 22 munições. No entanto, as 35 munições estendidos podem ser divertidas durante uma tarde de tiro.

 

Especificações

Calibre

9mm

Cano

5.28”, rosca .5×28, acabamento Melonite

Comprimento total

8.6"

Peso

30 onças

Miras

Altura do supressor dianteiro e traseiro, ótica pronta

Grips

Polímero integral

Ação

Striker-fired

Acabamento

Preto, Deserto FDE

Capacidade

22+1

Características adicionais

Parada de slide ambidestro e liberação do carregador, cano rosqueado, dois carregadores incluídos, indicador de câmara carregada, magwell removível

Preço fábrica

$ 733

Tempo de Intervalo

 

Outros fatores, como tamanho, custo e compartimento, fazem parte da decisão de compra. No entanto, o aspecto mais importante de uma arma de fogo defensiva é o desempenho. É confiável? É preciso? Como se sente na sua mão?

 

O autor passou uma quantidade substancial de tempo no alcance testando a pistola para garantir que era confiável.

 

Para mim, esta pistola cabe naturalmente na minha mão. Parece um pouco grande, mas o ajuste é quase perfeito. Pessoas com mãos grandes terão muito em que se segurar, enquanto aquelas com mãos menores também podem lidar com isso.

 

Achei que a aderência texturizada garantiu uma fixação segura, mesmo com as mãos suadas. Isso me permitiu manter o controle positivo sobre a arma durante o recuo. O recuo da arma é bastante administrável mesmo com as cargas defensivas mais poderosas.

 

Durante o teste, descobri que a liberação do slide e o botão do carregador estavam bem posicionados, permitindo um engajamento natural quando necessário.

 

A XD-M Elite 4.5″ 9mm é uma pistola precisa com todos os tipos de cargas de fábrica. Testes anteriores com 10.000 munições da Federal Hydra-Shok apresentaram desempenho semelhante.

 

Durante meu tempo de alcance, disparei um pouco mais de 400 tiros com a pistola sem um único problema. Acho que esse nível de confiabilidade é típico da linha XD-M Elite. Eu possuo uma versão de 10 mm da arma e atirei em muitas das outras no catálogo atual. Todos funcionam bem. De fato, alguns anos atrás, o colaborador do The Armory Life, Clay Martin, disparou 10.000 munições de 10 mm da Federal Hydra-Shok em um teste de tortura da XD-M. Também não teve problemas.

 

Simplificando, essas armas são confiáveis. Sempre teste uma arma no alcance antes de confiar nela, mas depois de confirmar que ela funciona corretamente, suspeito que você terá uma vida inteira de serviço sem intercorrências com uma dessas.

 

A pistola era rápida e precisa no alcance com a mira de red dot Dragonfly. Isso tornava o alvo rápido e os tiros de acompanhamento eram fáceis.

 

 

Em meus testes, eu usei FMJ da Blazer e hollowpoints defensivos da Federal e Speer. Além de correr bem, também disparou muito bem. Consegui administrar um grupo compacto de 1.6” a 15 jardas com a Federal HST 147-gr. hollowpoints revestidos.

 

 

Decapagem de campo e limpeza da XD-M Elite Tactical OSP

 

Para qualquer um novo em armas de fogo, o processo de decapagem de campo e limpeza pode parecer um desafio significativo. No entanto, para a maioria das pistolas, o processo é direto e rápido de dominar. Na verdade, a família XD-M Elite é bastante fácil de desmontar para limpeza. A remontagem é ainda mais fácil. Embora nenhuma ferramenta seja necessária para a desmontagem, recomendo usar uma toalha macia ou um tapete de limpeza de pistola para o processo.

 

 

A pistola preenche bem a mão e oferece muitos dos principais recursos que alguém pode estar procurando, como lançamento de carregadores ambidestro e backstraps intercambiáveis.

 

Certifique-se de descarregar a arma antes de iniciar qualquer trabalho. Isso inclui remover o carregador, travar o slide aberto e verificar fisicamente para garantir que não haja munição na câmara da pistola. Também recomendo remover toda a munição da área de trabalho para garantir que nenhum acidente aconteça.

 

Siga as instruções de desmontagem no manual do usuário. Steve Horsman, da Springfield Armory, também fez um campo de remoção e limpeza no vídeo XD-M. É um vídeo completo que novos atiradores podem acompanhar enquanto limpam sua XD-M Elite. Eu recomendo dar uma olhada. https://www.thearmorylife.com/how-to-disassemble-and-clean-your-xd-m/

 

Springfield XD-M Elite 9mm Tactical OSP Veredicto

 

Esta Springfield XD-M Elite 9mm é uma ótima arma. Está repleta de recursos que a tornam uma excelente escolha para autodefesa, transporte de carga ou competição. Com base no meu uso e no meu histórico como policial aposentado, posso dizer que é 100% confiável, provavelmente durável o suficiente para anos de uso e mais do que capaz como uma pistola defensiva.

 

A armação de polímero resistiu a todos os testes, forneceu uma aderência segura e reduziu o peso total da pistola.

 

Embora adequada para transporte defensivo, obviamente não é ideal para transporte oculto devido ao seu tamanho. No entanto, em um nível de serviço ou papel tático, ele pode se destacar. A arma está equipada com recursos que a tornam ideal para uso reprimido. Um frame de tamanho normal contém carregadores de 22 munições padrão, e o slide de corte OSP permite encaixar uma mira óptica de red dot de tamanho padrão. Tudo isso torna a pistola bastante capaz para defesa doméstica ou uso tático.

 

E acho que o preço sugerido de $ 733 é um preço muito justo para uma pistola confiável carregada com tantos recursos. Não há custo adicional para a versão Desert FDE em relação ao preto padrão, então pegue a cor de sua escolha sem penalidade financeira. Eu sei que vou comprar este!

 

Fonte: https://www.thearmorylife.com/springfield-xd-m-elite-4-5-tactical-osp-9mm-review/