Vários fabricantes introduziram novos rifles bolt-action voltados para este segmento de mercado em crescimento. Alguns têm sido mais bem-sucedidos do que outros com opções para atiradores em uma ampla faixa de preços.

Springfield Armory é bem conhecido por seu rifle semi-automático e ofertas de armas curtas. Recentemente entrou neste mercado competitivo com o Modelo 2020 Waypoint. Tendo eu mesmo testado, posso dizer com alegria que o Waypoint do Modelo 2020 da Springfield é até agora um sucesso.

O autor conduzindo testes de tiro de longo alcance com o Springfield Armory Model 2020 Waypoint em 6mm Creedmoor. 

Estive atirando de vez em quando por várias semanas. É sem dúvida um rifle bolt-action adequado e eficaz. E se você duvida de seu potencial de precisão, a Springfield apoia o rifle com uma garantia de precisão de .75 MOA.

FOCO MUITO ESTREITO?

Não vou entrar em muitas especificações. Você pode acessar o site da Springfield, eles fizeram um belo trabalho de apresentar os prós e contras da plataforma - muito melhor do que eu jamais poderia fazer. Mas o que farei é entrar em algumas das minhas observações e considerações sobre a plataforma.

O equipamento usado durante o teste de longo alcance foi Modelo 2020 Waypoint.

Como lançado, o 2020 Waypoint tem um foco de “caça”. Como um atirador ávido, isso não me interessa inicialmente, mas entendo por que a Springfield fez isso. Dito isso, as plataformas posicionadas para caça correm o risco de serem excessivamente focadas, não se prestando a quaisquer outras capacidades.

No caso do Waypoint, as características que levantaram minha sobrancelha foram a leveza, fibra de carbono do cano sleeved e o estoque de fibra de carbono. Menos assim é o beake radial e o gatilho que - embora seja ajustável - é um pouco mais pesado para o meu gosto pessoal. Embora os componentes leves sejam apropriados para arrastar por bosques ou montanhas, eles podem trabalhar contra o rifle quando se deseja uma precisão séria.

O cano com fibra de carbono-sleeved apresenta um SA Radial Brake em seu muzzle rosqueado.

Os canos de fibra de carbono podem potencialmente fornecer uma contagem de rounds mais baixa por sequência de fogo antes que a precisão ceda devido ao aquecimento do cano. Ações leves também podem ter muita flexibilidade, e o combo significa mais dificuldade no gerenciamento de recuo - algo que os atiradores de longo alcance querem evitar o máximo possível.

Depois de ter atirado com o Modelo 2020 Waypoint em um chassi focado no alvo, tive grandes expectativas para seu desempenho geral. E por causa disso, decidi usar o rifle Creedmoor de 6 mm em sua configuração “como recebido” até 1,000 jardas.

Modelo 2020 Waypoint equipado com um bipé Atlas V8 da Accu-Shot para uma plataforma de tiro estável.

Como você deve saber, quaisquer inconsistências e fraquezas tornam-se claras em distâncias maiores. No entanto, com a sólida qualidade de construção do rifle, achei que era um desafio justo.

Como acontece com qualquer arma de fogo, e especificamente rifles, a soma de suas partes deve invocar a confiança do atirador. Um atirador focado, que não duvida de seu equipamento, é capaz de atirar com louvor, independentemente do nível de experiência. Isso é algo que não foi possível com muitos rifles e componentes, em 10 anos.

O Modelo 2020 Waypoint apresenta amplo uso de fibra de carbono na construção de seu estoque, bem como seu cano.

Existem alguns rifles incríveis por aí, mas podem não ter a receita necessária para permitir que o atirador extraia tudo o que eles têm a oferecer. Minhas saídas iniciais com o Modelo 2020 Waypoint no chassi Magpul mostraram que ele tem o que é preciso para atirar bem. Mas que tal em sua guarnição de caça original?

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Para muitos atiradores e até produtos, é adequado o suficiente para simplesmente ter um impacto a 1,000 jardas - mesmo que seja apenas um tiro. Com munições suficientes, muitos rifles podem fazer isso independentemente do calibre, mas lançar um número desproporcional de balas para impactos reais não dá nenhuma legitimidade. Em outras palavras, um tiro de sorte não faz um rifle de 1,000 jardas.

Em minha opinião, para um rifle de longo alcance ser considerado de precisão, ele deve ser capaz de enviar um número específico de tiros com uma consistência de tiro previsível e provável. Isso é mais difícil do que você imagina; como consideramos tanto a caça quanto o tiro ao alvo, essa expectativa de impacto é a chave para uma plataforma de precisão e ainda contribui para o fator de confiança mencionado anteriormente.

O scope mounted Leupold Mark 5HD 3.6-18 × 44 para o Springfield Waypoint usado neste teste de longo alcance.

Outros fatores incluem acessórios e munições. Nesse caso, um Leupold Mark 5HD 3.6-18 × 44 deveria ser usado. Na minha experiência, ele possui a clareza e consistência no rastreamento necessárias para um tiro bem-sucedido nessa distância. Possui uma retícula Horus H59 que, embora ativo em alguns padrões, oferece ao atirador a chance de utilização segura dentro da retícula para fazer impactos sólidos, caso seja necessário um disparo de acompanhamento rápido.

A munição usada durante o teste de tiro de longo alcance foi 105-gr da Federal. Gold Medal Berger, um carregamento de precisão com o qual o autor obteve grupos MOA sub-half.

A munição 105 gr é da Federal. Gold Medal Berger. Esta munição mostrou excelente precisão de 100 jardas para mim, com grupos MOA sub-half. Chamadas de solid wind serão necessárias e, assumindo sua correção, eu acreditava que o Waypoint dispararia facilmente a 1,000 jardas de forma consistente.

ALÉM DE 1,000 JARDAS

Em um dia com muito vento, coloquei o Modelo 2020 Waypoint no deck com um tapete, bolsa traseira, aplicativo balístico e munição, e deixei o alvo do tamanho de IPSC a 1,080 jardas. Eu marquei 8.6 mils, segurando 0.5 mil para a esquerda, e apertei o gatilho. Uma nuvem de poeira se ergueu e foi imediatamente levada embora, da esquerda para a direita, do lado esquerdo do alvo. Os ventos à frente do alvo sopravam da direita para a esquerda, enquanto os ventos na montanha com o alvo sopravam da esquerda para a direita.


O Modelo 2020 Waypoint é um rifle de caça feito por especialistas. Mas como seria um rifle de 1.000 jardas?

Eu diminui para 0.2 Mil de elevação e apertei o gatilho novamente. Uma imobilização perfeita do vento foi alcançada com a retícula na borda direita do alvo, mas o projétil caiu um pouco antes do alvo. Eu adicionei 0.1 MIL de elevação e pressionei novamente, com um impacto no aço. Os disparos subsequentes trariam impacto após impacto, ocasionalmente interrompido por vento que era agressivo, senão atípico.

A elevação final foi de 8.4 MIL - um décimo a menos do que o aplicativo exigia. Muito bom. Eu capturei uma segunda corrida em vídeo para prova visual das habilidades do Waypoint - apenas no caso de você não acreditar em mim. E isso provou ainda mais os recursos de desempenho de precisão repetível do Waypoint para mim.

O QUE LEVA

Enquanto estiver movimentando seu Waypoint, lembre-se da ferramenta de longo alcance que você tem à sua disposição. Posso dizer honestamente que, pelo menos em sua configuração em 6 mm Creedmoor que testei, o rifle é facilmente capaz de percorrer 1,000 jardas.

 

 

 

 

Fonte: https://www.thearmorylife.com/springfield-model-2020-waypoint-a-1000-yard-rifle/