Por Scott Conditt

 

No seu lançamento no final de 2019, a Springfield Armory Hellcat micro 9mm rapidamente se estabeleceu como uma jogadora séria no mundo CCW/EDC. Isso se deve à sua atraente combinação de tamanho compacto e ampla capacidade de munições. Especificamente, a Hellcat apresentava um design de carregador patenteado e elogiava a capacidade “melhor da categoria” de 11+1 com o carregador embutido e 13+1 com o carregador estendido incluído.

 

Nota do editor: este primeiro olhar é uma ótima introdução a nova Hellcat Pro. Para uma visão aprofundada, com testes de munição e confiabilidade, leia a análise da Hellcat Pro de Massad Ayoob (https://www.thearmorylife.com/ayoob-springfield-hellcat-pro-review/).

 

Apresentando a pistola Springfield Hellcat Pro 9mm. A nova pistola permanece fina e leve, enquanto aumenta a capacidade e o comprimento do cano. Micro Red Dot HEX Wasp vendido separadamente.

 

Além dessa capacidade impressionante, a Hellcat também apresentou outra inovação - sua capacidade OSP (Pistola de Visão Óptica) opcional, com um slide fresado para aceitar a montagem direta de mira óptica Micro Red Dot na pegada “Springfield Micro”. Com este sistema, você pode montar diretamente - sem placa – uma mira ótica como a HEX Wasp e co-witness com as excelentes miras de ferro U-Dot da pistola .

 

Eu pessoalmente me lembro da minha impressão inicial da Hellcat como se fosse um divisor de águas - não apenas por sua capacidade, mas por outros recursos ergonômicos refinados e cuidadosamente integrados que tornaram o manuseio de uma pistola de fator de forma tão pequeno, uma experiência facilmente gerenciável e agradável. Um exemplo disso é a Adaptive Grip Texture da pistola, aplicada ao frame e à placa de base do carregador estendida.

 

Ao oferecer um raio de visão aprimorado e maior aderência, a Hellcat Pro ainda é uma arma de fogo compacta, adequada para transporte oculto legal em quase todas as circunstâncias.

 

Apresentando uma textura do grip ativada por pressão personalizada, ela emprega um padrão de formas de pirâmide escalonadas. Essa texturização tem pirâmides altas com topo achatado e outras mais curtas que terminam em ponta. Estes combinam-se para lhe dar uma fixação segura com um grip firme, mas que não abrasará a pele ou a roupa.

 

Quando mais é mais

 

Concedido, em comparação direta com outras pistolas duty-carry/full-sized em minha coleção, pistolas micro-compactas como a Hellcat tendem a apresentar uma experiência de tiro significativamente diferente. Enquanto a Hellcat é certamente controlável e bastante gerenciável para uma pistola de seu tamanho, é um micro 9mm. Física ainda se aplica.

 

Embora as dimensões externas não sejam tão diferentes da Hellcat original (abaixo), você pode sentir a diferença ao fotografar a Hellcat Pro.

 

A curva de aprendizado e adaptação à plataforma micro compacta em geral, especificamente quando se trata de reaquisição de alvo e ajuste à sensação do frame menor, pode ser acomodada por meio de um bom treinamento, mas também não pode ser ignorada como um fator. Para aqueles que absolutamente precisam do menor 9mm que podem carregar com boa capacidade, a Hellcat é a resposta ideal. Mas e aqueles que podem querer algo um pouco mais substancial?

 

A Hellcat Pro apresenta dimensões compactas enquanto possui capacidade impressionante e desempenho de tiro mais parecido com uma pistola muito maior.

 

Uma coisa que sempre apreciei na Springfield Armory é o fato de a empresa parecer realmente ouvir seus clientes. Seja o lançamento da Hellcat RDP compensado, oferecendo a Hellcat com segurança manual , etc., a empresa está constantemente se esforçando para oferecer opções novas e interessantes para os fãs do design.

 

Para frente e para cima

 

Avançando para hoje, a equipe da Springfield impulsionou a evolução da linha Hellcat mais uma vez com a nova Hellcat Pro. Uma versão ligeiramente ampliada da Hellcat OSP, a nova Hellcat Pro de capacidade 15 + 1 oferece aos atiradores uma versão da pistola que combina o desempenho de uma pistola muito maior, mas de uma forma ainda extremamente ocultável.

A Springfield Armory Hellcat redefiniu o mercado de armas CCW. A Hellcat Pro faz isso de novo.

 

A pistola sai da caixa medindo 6,6" de comprimento, 4,8" de altura e uma largura estreita de 1". O peso é de apenas 21 onças e o cano mede 3,7”. Embora isso ainda seja o que eu classificaria como uma pistola “compacta”, é aquela que possui recursos de desempenho mais alinhados com uma pistola muito maior com sua capacidade pronta para ótica OSP e carregador de encaixe embutido de 15 munições.

 

A Hellcat Pro de 9 mm mantém todos os recursos que aprendi a conhecer e amar com a versão micro padrão, mas agora foi ampliado em fator de forma. Mergulhando nas porcas e parafusos da nova oferta, a pistola estará em casa nas mãos de um fã da Hellcat. O slide OSP usinado em tarugo é cortado para uma mira óptica e apresenta um acabamento Melonite preto - combinado com o cano hammer-forged. Completando o slide, estão as excelentes miras U-Dot da Hellcat , compostas por uma mira traseira “Tactical Rack” com entalhe em U e mira frontal de trítio/luminescente.

 

A armação de polímero da pistola apresenta um grip alongado, que abriga o carregador de 15 tiros embutido - dos quais dois estão incluídos na pistola. Além do frame alongado, a Hellcat Pro também possui uma área de proteção contra poeira mais longa, o que oferece uma faixa mais longa do trilho Picatinny para encaixar uma gama mais ampla de lanternas e lasers na pistola.

 

Tempo de alcance com a Hellcat Pro

 

Fiquei imediatamente impressionado com a Hellcat Pro assim que a tirei da caixa. Eu poderia dizer que esta seria uma pistola que carregaria facilmente e suspeitei que também seria um verdadeiro prazer atirar. Então, obviamente, era hora de acertar o alcance e colocá-lo à prova.

 

Com o HEX Wasp anexado, o autor deu a nova Hellcat Pro um treino completo na pista. A arma teve um desempenho admirável.

 

Executar a Hellcat Pro no estande foi uma experiência confortável e familiar, mas com uma nova abordagem. Tudo ergonomicamente e o conjunto de controle permaneceu idêntico à minha pistola microcompacta Hellcat. Se você ama seu Hellcat, é provável que goste do novo modelo Pro.

 

O autor experimentou um coldre, reversível/conversível Rev-Con para a Hellcat Pro, da Black Arch Holsters.

 

Se a frase “o mesmo, mas diferente” já foi aplicada, foi a esse cenário e experiência ao comparar minha familiaridade e conforto com a Hellcat original com o nova Hellcat Pro. Trabalhando com um coldre dentro da cintura (IWB) e vestindo uma jaqueta leve, a impressão com a Hellcat Pro era mínima, senão inexistente, ao ficar de pé e fazer manobras gerais.

 

Os proprietários da Hellcat se sentirão em casa com um Hellcat Pro em suas mãos. O Pro utiliza os mesmos controles e oferece uma experiência de tiro aprimorada.

 

Executando a Hellcat Pro em aço e depois em papel entre 7 a 15 jardas, achei seu manuseio ainda mais fácil de controlar para mim. Isso era exatamente o que eu esperava, e era lógico, pois uma área de superfície maior naturalmente equivale a mais aderência e superfície de controle. Isso foi especialmente perceptível ao colocar tiros de acompanhamento rápidos.

 

Mesmo depois de um dia inteiro de tiro, a Hellcat Pro continua sendo uma pistola de tiro fácil. Está pronta para aquelas longas aulas de treinamento que podem ser brutais com armas menores.

  

Enquanto dirigia a arma no alcance, minha impressão da Hellcat Pro era que ele estava atirando para mim como uma pistola muito maior. Meus resultados foram iguais aos que eu obteria de uma pistola de tamanho normal, mas em uma pistola que ainda é bastante fina e pequena, e muito fácil de carregar e esconder. Se você precisa de uma pistola de cobertura profunda, a Hellcat é a sua arma. Se você deseja um que ainda possa EDC, mas com desempenho mais semelhante ao de um tamanho normal, o Pro é quase ideal.

 

O coldre reversível/conversível Rev-Con é adaptável para uso com a mão esquerda ou direita, conversível para transporte dentro ou fora da cintura e vem de fábrica com um corte óptico e canal de mira na altura do supressor.

 

Vantagens

 

Falando em capacidade, executar as miras padrão U-Dot, com a mira frontal de trítio / luminescente e a mira traseira U-Notch do rack tático, sempre foi um dos recursos que eu realmente gostei na Hellcat. Combinar isso com o micro Red Dot o HEX Wasp que testei na Hellcat Pro resultou em uma combinação muito boa.

 

A pistola permite co-witnesssing mira U-Dot com o Red Dot da mira óptica HEX Wasp.

 

Fabricada em alumínio anodizado 6061 T6 Hardcoat altamente durável, a HEX Wasp torna a prática de tiro ao alvo ainda mais divertida, e o brilho, clareza e eficiência deste ponto de baixo perfil são impressionantes. A capacidade de montagem direta o torna uma ótima opção para aplicações EDC compactas.

 

O Streamlight TLR-7A é uma combinação perfeita para o nova Hellcat Pro. O Streamlight WML se encaixa no Pro como uma luva e fornece excelente iluminação.
 

Esta mira óptica continuamente alimentada inclui um sensor de escurecimento automático e permanecerá operacional por mais de 65.000 horas em sua configuração de energia mais baixa. Com o trilho acessório, também consegui executar uma luz de arma Streamlight TLR-7A na Hellcat Pro, oferecendo treinamento com pouca luz e potencial operacional para a mistura. Com o espaço ferroviário aprimorado oferecido devido ao tamanho maior do frame, os usuários poderão equipar seu Hellcat Pro com uma ampla gama de opções.

 

Com 15 munições na torneira, mas ainda fácil de esconder, a Hellcat Pro oferece aos usuários CCW uma opção EDC excepcional.

 

Conclusão

 

Ao considerar o tamanho ligeiramente ampliado da Hellcat Pro e o benefício adicional de maior capacidade e desempenho, o tamanho aumentado da nova pistola é insignificante o suficiente para considerá-lo como um EDC de escolha daqui para frente. Quando tenho meios para carregar uma pistola um pouco maior que perfura muito acima de sua classe de peso, a Hellcat Pro é uma escolha fácil para mim.

 

Ele manteve com sucesso todos os recursos excepcionais pelos quais passei a gostar ao longo dos anos com uma Hellcat ao meu lado, ao mesmo tempo em que oferece um pouco mais de espaço para trabalhar. Se você conhece e é fã da linha Hellcat, não ficará desapontado, pois a experiência é familiar e confortável, mas adiciona um nível de manuseio aprimorado para aqueles mais familiarizados e mais adequados para uma pistola de armação maior.

 

 

Fonte: https://www.thearmorylife.com/first-look-the-hellcat-pro-9mm/