Há muito tempo que sou fã das pistolas Springfield, desde o primeiro puxão do gatilho da minha XD-M 9mm, há mais de 10 anos. Achei que é a mais confortável para minhas mãos menores, mas também é a mais precisa e confiável.

Naquela época, meu orçamento era apertado e disparei com a munição mais barata que pude encontrar - que sempre foi munição de aço russa, como Wolf e Tula. A Springfield XD-M comeu tudo que eu alimentei e cuspiu ... e com boa precisão, para arrancar!

Disparar uma pistola com precisão a longas distâncias exige muita habilidade. Quanto mais longe o alvo estiver, mais pequenos erros são ampliados.

Para ver a precisão da minha mais nova pistola XD-M Elite, eu queria saber se eu conseguiria tocar aço a 200 jardas. Alerta de spoiler: esta pistola pode fazer isso.

O próximo nível

Conforme meu tiro evoluiu, eu peguei algumas “cans” (também conhecidos como supressores ou silenciadores) e precisei de um cano rosqueado e miras mais altas para usá-las. Mudei a XD-M com um cano roscado e miras supressoras. Então, é claro, alguns anos depois, a Elite apareceu e, claro, agora eu precisava dela.

Peguei uma daquelas XD-M Elites no formato OSP Tático com cano rosqueado e mira de supressora de altura, coloquei um red dot nela e estava atirando aço a 200 jardas. Bingo! Eu adorei e estava pensando em torná-la minha principal arma de transporte.


Embora você possa tocar aço a 200 jardas sem eles, uma bolsa de descanso e tiro pode ajudar a melhorar sua precisão de longo alcance.

Uma desvantagem deste plano foram as miras de supressor de altura, já que não posso usar nenhum dos meus coldres favoritos, pois eles não os fazem para a XD-M Elite com essas miras (ainda). Eu também estava repensando sobre ter um red dot na minha arma principal e pensei que talvez preferisse miras de ferro para simplicidade e confiabilidade. Quando se trata de uma arma de fogo de serviço ou dever, no meu mundo o KISS (Keep It Simple Stupid) é o caminho a percorrer.

Isso me leva à competição XD-M Elite 5,25 ”. É um pouco mais longo e maior do que algumas das outras pistolas XD-M, mas ainda é gerenciável. Por outro lado, eu poderia obter o mesmo tipo de precisão que estava obtendo com meu OSP Elite com o red dot?


Mirar uma pistola a 50 jardas pode ajudar na hora de disparar a 100 e 200 jardas.

Meu pensamento inicial era que seria improvável que eu obtivesse a mesma precisão ou melhor com miras de ferro. Eu queria saber se eu poderia facilmente e confortavelmente acertar meu aço a 50, 100 e possivelmente 200 jardas com a mira de ferro em vez de uma ótica. Agora, isso seria do interesse para mim. Só há uma maneira de descobrir!

Longas posições

Comecei a zerar a 50 jardas com alguma munição que tinha em mãos e usando um banco e uma bolsa. Assim que o fiz, quis testá-lo e agrupá-lo usando a Federal Syntech Action Pistol 150 grain.


Uma pontaria firme e a aplicação implacável dos fundamentos são as únicas maneiras seguras de atingir seu alvo em longas distâncias.

Agora, para mim, a menos que esteja usando um rifle de precisão para caça ou distância, atirar em alvos de papel é apenas para ajustar sua mira, encontrar seu zero para que você possa realmente se divertir e, em seguida, começar a atirar em aço.

Eu preparei a pistola e comecei a acertar a 100 jardas e depois a 200. Não foi problema acertar o aço a 50 jardas, mesmo com meus olhos envelhecidos. Devo dizer que fiquei muito impressionado com os grupos que consegui chegar aos 50 com apenas miras de ferro.


A 200 jardas, a massa de mira da pistola, muitas vezes cobrem muito do alvo. Familiaridade com a arma e o alvo ajudará a manter munições no aço.

Disparar a 100 jardas não foi muito diferente e ainda fui capaz de acertar o aço de forma consistente. Leva mais tempo entre os disparos usando a mira de ferro a essa distância em vez de ter um red dot.

Agora tenho que admitir, a 200 jardas foi muito difícil. Não tinha nada a ver com a arma em si, mas usar miras de ferro a essa distância com uma pistola faz com que o alvo fique completamente obstruído pelo posto da massa de mira. Assim, você tem que "adivinhar" o quão longe você está subindo (remanescente) porque você não pode ver o alvo.

Conclusão

Desnecessário dizer que é um desafio atirar a 200 jardas com mira de ferro. No entanto, com uma pistola precisa como a XD-M Elite 5,25 ”9 mm, é possível. Então, eu posso apenas ter que considerar este como minha arma de transporte, mesmo se eu nunca usá-la a essa distância!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.thearmorylife.com/taking-the-xd-m-elite-to-200-yards/