O tiro com pistola é simples de entender – mas não é fácil de executar. Em teoria, se você mantiver a arma completamente imóvel e puxar o gatilho diretamente para a alça, os orifícios aparecerão exatamente na ponta da lâmina massa de mira ou no ponto no alvo. Isso é fácil de entender, mas não é tão fácil de executar. O que complica ainda mais o problema é que um determinado alvo não requer o mesmo gatilho fundamental se o objetivo for acertos aceitáveis ​​(o que significa que a borda de uma determinada área é tão boa quanto o centro dessa área).

No tiro prático, existem normalmente três fundamentos diferentes de manipulação do gatilho - pausa surpresa, preparação e pressão, e tapa no gatilho. Assim como nas fotos, você não precisa do mesmo acionamento do gatilho para fazer todas as fotos. Você pode - e deve - arredondar as bordas quando as apresentações não exigem a manipulação mais rígida do gatilho, caso contrário, você está perdendo tempo.


Ao conhecer cada um dos tipos de manipulação do gatilho permite uma grande flexibilidade ao atirar em um alvo. 

Analisaremos todos os três fundamentos e discutiremos quando eles forem apropriados.

A Fundação

O primeiro fundamento é a pausa surpresa, que é mover o gatilho para trás enquanto você mira em um alvo, aumentando a pressão sobre o gatilho lentamente até que o gatilho seja liberado e a pausa venha como uma surpresa. Na conversa sobre pontaria, esse fundamento é o mais citado. É também o menos prático para um contexto dinâmico - seja tiro esportivo ou defesa doméstica.


A pausa surpresa é uma técnica de manipulação de gatilho fundamental, ideal para precisão de tiro lento.

Este fundamento é excelente para bullseye ou tiro em grupo. A chave para fazer este trabalho é quebrar a sequência de tiros em partes. Primeiro devemos apontar a arma ou alinhar a mira e segurá-la sobre o alvo. Coloque a ponta da sua massa de mira onde você quer que a munição acerte. Uma vez que nossa imagem da mira seja aceitável, pare de mirar.

Agora, aceite a oscilação natural que vem ao segurar um peso de 2½ libra com braço estendido. Comece a se concentrar em mover lentamente o gatilho para trás enquanto observa a mira - não os corrija. Continue pressionando o gatilho até que ele libere, como uma surpresa, e observe onde a mira pousa.

A chave para o sucesso com esta técnica é não tentar “consertar” a mira conforme a mira se move enquanto você trabalha com o gatilho. As tentativas de correção geralmente serão recebidas com tiros errados para cima ou para baixo - geralmente por antecipação de recuo. Se você confiar em sua pegada e postura de tiro com as duas mãos para absorver o recuo e simplesmente se concentrar em mover o gatilho para trás, sua precisão será excelente.

Blocos de construção

O próximo fundamento, a preparação e pressão, é o mais útil. O conceito é simples: puxe o gatilho rapidamente até o ponto onde a maior pressão é necessária para interromper o tiro ou acione o gatilho “na parede”.


Um gatilho está devidamente preparado quando repousa na “parede” do puxão. Com isso começa a sequência de tiro.

Com sua mira no alvo e o gatilho na parede, refine sua mira e, em seguida, puxe a parte final do curso do gatilho, interrompendo o tiro. A vantagem desse estilo de puxar o gatilho é que a distância que a mira será perturbada para a parte final da viagem do gatilho é mínima e o processo é mais rápido do que o intervalo surpresa. A desvantagem desta técnica é que ela é mais lenta do que o tapa no gatilho e pode ser um exagero para facilitar o engajamento dos alvos e, se não for cuidadoso, é possível puxar o gatilho perturbando o muzzle.

Em um contexto de tiro prático (competição), a preparação e a pressão são excepcionalmente poderosas quando aplicadas durante a execução de outra habilidade. Você pode preparar o gatilho na apresentação, pode preparar o gatilho enquanto a arma recua e pode preparar o gatilho enquanto balança para o próximo alvo. Com a prática, você pode aprender a redefinir o gatilho rapidamente e estar preparado e pronto para atirar no mesmo alvo com tiros de acompanhamento. Esta habilidade é extremamente útil na transição para alvos de aço ou em distâncias médias (15-25 jardas).

Seguindo em Frente

O fundamento final é o tapa no gatilho. Tapa de gatilho é muito popular na USPSA, onde pode haver vários alvos de baixa dificuldade por estágio. O fundamental é exatamente o que parece - você puxa rapidamente o gatilho (ou “dá um tapa” nele) enquanto mira no alvo. As limitações dessa habilidade estão ligadas à sua capacidade individual de controlar o recuo. Para alguns atiradores - eles podem desencadear tapa a 15 ou até 20 jardas. Outros atiradores só serão capazes de garantir bons acertos com tapa no gatilho dentro de 7 jardas. Independentemente de onde você se enquadre no espectro com sua gestão de recuo, vale a pena saber quais são suas capacidades no dia do jogo.


Tapa no gatilho não produzirá grupos apertados, mas permitirá que você acerte todos os seus tiros muito rapidamente nas áreas de pontuação de um alvo.

 

Para executar bem o tapa do gatilho, devemos ter um puxão de gatilho eficiente, onde rapidamente batemos no gatilho com força suficiente para liberar o tiro e nada mais. Então, devemos ser capazes de disparar tão rápido quanto tentamos voltar para o próximo tiro. Esta técnica é mais facilmente realizada com um hand grip mais solto e forte na arma, o que coloca ênfase extra em nosso suporte hand grip.

O tapa do gatilho torna-se muito poderoso quando combinado com o tiro com foco no alvo. Para alvos de 5 e até 7 ou 10 jardas - uma zona aberta USPSA “A” vai caber, se não a sua arma inteira, pelo menos o slide inteiro. Para alvos nesta faixa, não busque validar uma imagem de visão de "altura igual, luz igual", mas abrevie o processo aceitando "todos as três miras estão na zona de pontuação que estou tentando atingir." Os golpes de borda na perfuração pontuam da mesma forma que os orifícios perfeitos no centro do alvo.

Conclusão

Em um ambiente de jogo típico, você encontrará alvos que fazem sentido preparar e pressionar e alvos que dar um tapa controlado fazem sentido. Quando você configurar seu treinamento - tanto em fogo seco quanto em fogo real - certifique-se de configurar matrizes que testem ambos os fundamentos. Ser capaz de alternar entre os fundamentos rapidamente e dar a cada alvo o respeito que ele merece, e nada mais. Se você definir alvos abertos a 7, 15 e 25 jardas e acertar dois tiros em cada um, a quantidade de mira e o gatilho irão variar. A cadência audível deve contar a história que par de tiros em cada alvo. O que você não quer é que sua cadência para os tiros de 25 metros seja a mesma que sua cadência de 5 metros; você está perdendo tempo. Cada alvo obtém o respeito que merece e nada mais, tudo o mais é um desperdício.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.thearmorylife.com/practical-skills-mastering-trigger-manipulation/