Sempre fui atraído pelo estilo "tático" de armas de fogo. Chame isso de muitos filmes ou videogames quando criança, mas para mim eles são simplesmente legais. Vamos enfrentá-lo, um grande motivo pelo qual a maioria de nós começou a gostar de armas de fogo é por causa de como elas são divertidas, sua aparência e como nos fazem sentir. O fato de serem ferramentas úteis para autodefesa, esportes e muito mais é um bom bônus adicional!

A pistola XD-M Elite Tactical OSP em 9 mm oferece uma tonelada de recursos a um ótimo preço. Mas, isso vai se manter no intervalo?

A beleza das armas de fogo aqui nos Estados Unidos é que você pode ter quantas quiser! Eu tenho minhas armas para carregar, armas SHTF, armas utilitárias e armas divertidas. Então, quando tive a chance de assistir a uma aula de Pistola 3 do ER Tactical, eu soube imediatamente que arma eu queria usar. A Springfield Armory XD-M Elite OSP em um delicioso FDE.

Onde é importante

Em minha opinião, a melhor maneira de ver o que uma arma pode ou não fazer é examiná-la em uma aula formal, em vez de apenas zunir livremente no alcance. Geralmente há mais estresse, posições das quais você normalmente não atira e uma contagem alta de rodadas. Você tem certeza de ver onde a arma de fogo brilha ou falha nesses cenários em que suas habilidades são testadas.

 O recurso OSP (Optical Sight Pistol) torna a montagem de uma óptica como o red dot da Vortex Venom uma brisa.

Ao testar uma arma de fogo, gosto de analisar a lista de recursos e benefícios que a arma tem e ver como eles funcionam no mundo real para mim. Para a pistola XD-M Elite OSP, aqui estão minhas áreas de interesse de ponta a ponta:

  • 5.28” Cão-Forged Cano Roscado de Aço
  • Co-Witness supressor de altura de mira
  • Slides Serrations
  • Slide Pronto para Ótica
  • Gatilho META
  • Posição da liberação do slide
  • Textura do grip
  • Retém do carregador
  • Funil Flared
  • Segurança do Grip
  • Confiabilidade geral

Um benefício secundário de testar uma nova arma de fogo é testar o equipamento de apoio. Para a configuração do meu cinto, escolhi um dos meus favoritos: Esstac KYWI Porta carregador e seu cinto de atirador. Para o coldre, optei por um T-Rex Arms Ragnarok com um Safariland QLS de meio-drop. Finalmente, para testar as capacidades ópticas da X-DM, optei pelo Red Dot de 6MOA da Vortex Venom.


A Tactical OSP XD-M Elite apresenta um cano rosqueado estendido e várias outras atualizações.

No alcance 

Começamos o dia aquecendo nosso curso e recapitulando alguns dos fundamentos da manipulação e segurança da pistola. É incrível como essas habilidades podem ser perecíveis com o tempo prolongado entre as sessões de treinamento, então uma rápida atualização é sempre apreciada. Ao longo da aula, trabalhamos em tiro fora de mão, recargas, recargas com uma mão, tiro em decúbito dorsal, tiro a partir da sacada uma vez que a arma passou pelo coldre e orientada para o alvo, tiro em movimento, pares de martelo, exercícios NSR, exercícios de falha e fotografar sob estresse com uma freqüência cardíaca elevada. Vamos dar uma olhada em nossa lista de recursos e ver como a pistola se saiu nessas circunstâncias em minhas mãos.


Jeremy torceu a pistola em uma aula de treinamento ER Tactical. 

5.28” Cão-Forged Cano Roscado de Aço: eu não estava usando um supressor, então a única vantagem do cano roscado poderia ser uma arma um pouco mais precisa - e a precisão nunca foi um problema aqui. A arma sempre será muito mais precisa do que sou capaz. No futuro, pretendo testar meu SilencerCo Osprey na XD-M Elite.

Co-Witness supressor de altura de mira: Estas são miras muito altas. Eles podem ver facilmente através de um supressor, eles auxiliam nas recargas com uma mão para estender o slide e geralmente devem ser capazes de co-Witness sobre qualquer ótica. Com a Vortex Venom que eu estava executando, eles meio que co-Witness. Você certamente pode pegar os ferros, mas é um pouco mais lento, pois não há um 1/3 completo porque o venom é uma das óticas mais alta. Sem uma ótica, a mira é muito rápida e precisa. Eu geralmente prefiro um ponto colorido na minha massa de mira, mas ao executar o ponto vermelho, não me importei em escurecer a mira.

Slides Serrations: descobri que essas serrations são uma grande ajuda na manipulação do slide pela massa ou pela alça. Eles não eram muito agressivos ou muito leves. A quantidade perfeita de forma e função. Ao limpar a pistola, não tive que pensar duas vezes, o grip estava sempre disponível no slide.


O autor colocou a pistola em um coldre kydex da T-Rex Arms.

Slide Pronto para Ótica: Os red dots na pistola estão na moda hoje em dia. Aquisição de imagem com mira rápida, tiros mais fáceis à distância e manter os dois olhos abertos estão entre os maiores benefícios, e é ótimo ver Springfield dando aos usuários a opção de ótica com esta OSP (Optical Sight Pistol). Em vez de apenas obter o corte ou a pistola por uma única pegada ótica, a SA optou por criar placas para óticas múltiplas. A vantagem é que você pode usar ou experimentar muitas óticas; a desvantagem é que a ótica não fica tão baixa quanto poderia. Mas, novamente, com um ponto e uma mira supressora, isso não vai afetá-lo muito. A instalação foi muito fácil e a ótica permaneceu estável durante o curso.

Gatilho META: Adoro mexer nas minhas armas e experimentar novas peças, especialmente os gatilhos. Eu adoro me aprofundar na arma para ver como ela funciona e ver onde os outros podem melhorar os designs. Mas antes de mudar o gatilho, gosto de passar pelo menos algumas centenas de rodadas no gatilho de estoque para ter uma boa noção das diferenças. Fiquei agradavelmente surpreso com o quanto gostei do gatilho padrão da pistola X-DM Elite Tactical OSP. A face plana é um desenho preferido para mim, e era muito nítida com um bom reset positivo. O gatilho tornou os disparos de acompanhamento muito fáceis.

Posição da liberação do slide: O design e a posição para a liberação do slide ambidestro tornam a manipulação uma brisa; na verdade, quase fácil demais. Percebi que tive que ajustar meu grip um pouco, porque eu estava colocando pressão na liberação do slide e não deixando a pistola travar no slide quando vazia. Não foi um problema, apenas algo que tive de ajustar.


O Grip da pistola XD-M Elite torna muito mais fácil sacar e atirar com a pistola. 

Textura do grip: Eu realmente amo a aparência e o design do grip da XD-M Elite. É um grip grande com bastante espaço para suas mãos, e com alças traseiras intercambiáveis, acho que a maioria das pessoas terão facilidade para encontrar um tamanho de grip perfeito. Nunca durante o curso senti falta de aderência ou, inversamente, minhas mãos sendo arrancadas por causa de tanto controle.

Retém do carregador: Eu amo que SA fez o ambi de retém do carregador para manipulação improvisada. Seu design é um círculo bastante pequeno, então eu estava curioso se sentiria fata de algum do meus retém de carregador maiores que tenho em outras pistolas. Para mim, porém, o retém do carregador estava na posição perfeita para alcançar sem ajustar meu gripe, e o círculo ajudou a acioná-lo de vários ângulos do meu polegar, especialmente em velocidade.


Jeremy gostou particularmente do funil estendido e alargado removível, bem como da capacidade 22 + 1.

Funil Flared: entre os carregadores de aço inoxidável e o flared funil removível, isso me fez ansiar por aquela trava do slide e alimentar a pistola novamente. É uma brisa absoluta recarregar rapidamente a XD-M Elite, mesmo com os olhos vendados. É quase difícil não ser John Wick nas recargas com esta pistola. O carregador cai perfeitamente no vazio e alimenta com 100% de confiança todas as vezes.

Segurança do Grip: Se você tivesse me perguntado sobre isso antes de usar esta pistola em um curso, eu teria ficado desconfiado de seu efeito sobre a confiabilidade sob coação. No entanto, enquanto participava desta aula, nunca pensei sobre esse recurso, nem isso prejudicou minha capacidade de manusear ou operar a XD-M Elite de qualquer forma. Simplesmente estava lá, mas nunca me atrapalhou. Portanto, para aqueles que gostam dessa camada extra de segurança, não se preocupem com a confiabilidade ou funcionamento, mesmo sob coação.

Confiabilidade geral: durante o curso desta classe de pistola, disparei mais de 500 tiros durante uma sessão de seis horas. A temperatura estava chegando a 100 no deserto, o intervalo é principalmente de poeira e sujeira que é levantada com o vento ou movimentos rápidos, e carregadores são jogados, chutados ou pisados o tempo todo na mesma sujeira. Nós não tratamos as armas de fogo, nós os convidamos a deixar de ver onde podemos ou não podemos confiar nelas quando mais necessário. Posso dizer com alegria que não tive nenhum problema de funcionamento de qualquer tipo com a pistola XD-M Elite OSP. Foi extremamente suave, ela disparava toda vez que eu pedia.


O autor usou um cinto Esstac, bem como seus porta carregadores magnéticos KWYI ao executar a XD-M Elite Tactical OSP.

Equipamento Secundário

Esstac: Se você ainda não teve a chance de verificar o equipamento que a Esstac fabrica, faça um favor a si mesmo e visite o site deles. Seus porta carregadores KWYI são uma mistura engenhosa de tecido Cordura e Kydex. Eles têm grande retenção, e colocar um carregador rapidamente requer muito pouco esforço. Existem muitos porta carregadores por aí que permitem que você pegue rapidamente, mas quando chega a hora de enchê-las, é uma tarefa árdua. Não é o caso com o Esstac KWYI. Também usei seu cinturão de atirador interno / externo de 1,75 ”. Este estilo interno / externo é o meu favorito porque você tem o benefício de manter seu cinto perfeitamente configurado, além de ter uma retenção segura ao seu corpo através do velcro interno. O cinto também utiliza a fivela de cobra testada e comprovada, difícil de errar lá.

T-Rex Arms: Sempre fui fã dos coldres T-Rex Arms e de sua dedicação inabalável à 2ª Emenda e à comunidade de armas em geral. Eles fazem um coldre de kydex sólido que tem uma grande retenção sem usar dispositivos secundários, como botões ou encaixes. Eles também fazem grande uso do sistema Safariland QLS, que é meu método preferido de fixação para todos os meus coldres.


A pistola e todo o seu equipamento funcionaram sem problemas durante o rigoroso teste de alcance.

Óptica Vortex: atirar com um red dot requer uma boa quantidade de prática, mas uma vez dominado, você pode acertar alvos com facilidade. A Vortex Venom tem uma grande janela de visualização e um bom ponto de 6MOA que é super fácil de pegar. Também gosto da escolha de design de colocar o compartimento da bateria na parte superior para que seja facilmente acessado e não dependa dos parafusos de montagem reais para mantê-lo no lugar.

Pensamentos finais

Esta pistola XD-M Tactical Elite OSP foi uma grande alegria de administrar. Ela é rápida. É uma pistola bastante grande, o que significa que os tiros de acompanhamento são uma brisa, o recuo é insignificante e as recargas são um sonho. A capacidade de anexar uma ótica e um supressor é a cereja do bolo. Além disso, esta deve ser visualmente uma das minhas pistolas favoritas. Eu recomendaria se você gosta de pistolas de estilo tático maiores por sua modularidade e facilidade de operação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.thearmorylife.com/wringing-out-the-xd-m-elite-tactical-osp/