COMO FUNCIONAM AS CARABINAS 9MM?

 

Por Sam Weitzner

 

Você já se perguntou como funciona uma carabina de 9mm? Neste artigo, Sam Weitzner examina as diferenças entre as carabinas (PCC) de blowback direto e outros sistemas semiautomáticos como os empregados pelo AR-15.

 

Embora o AR seja bem conhecido por seu sistema de operação de impacto de gás direto (DGIS), existem algumas outras opções. Um deles é o sistema de operação de blowback direto usado em carabinas (PCC). Nos Estados Unidos, a popularidade do tiro de competição significa que o sistema de blowback direto continua bastante popular entre os civis que competem com os PCCs.

 

Por fora, todos os fuzis SAINT parecem semelhantes. Mas por dentro, o Victor 9mm tem um sistema operacional significativamente diferente. O autor nos ajuda a entender como funciona essa carabina 9mm.

 

Embora o sistema de blowback direto não seja o mais novo ou o mais avançado dos sistemas operacionais, muitas vezes é subestimado por novos atiradores quando eles começam a procurar por um PCC. Existem vários fatores que contribuem para isso, mas o principal deles pode ser o exagero das supostas desvantagens do sistema e a falta de exploração de seus benefícios.

Então, vamos mergulhar em exatamente como funciona uma arma de fogo de blowback direto.

 

Como funciona um PCC?

 

A operação Blowback é um tipo de ação de arma de fogo em que a energia criada pelo disparo de um cartucho é usada para ativar o mecanismo da arma de fogo e prepará-la para o próximo disparo. Embora existam variações de operação de blowback, estamos falando da versão mais básica: blowback simples e direto.

 

Um rifle como o SAINT 9mm Victor usa um design direct-blowback para operar a arma. Não há pistões ou tubos de gás para se preocupar.

 

Um sistema operacional de blowback direto ou simples apresenta o que é amplamente considerado como o que oferece a maior simplicidade de qualquer sistema encontrado em armas de fogo semiautomáticas modernas. Em vez de depender de um mecanismo para atrasar a abertura da culatra, um sistema de blowback direto depende da massa do bolt e da pressão da mola de recuo para manter a ação fechada por tempo suficiente para que a pressão da câmara caia para um nível seguro o suficiente para o ciclo da ação. Isso significa que a força bruta gerada pelo disparo do cartucho empurra o ferrolho para trás, ejeta a caixa gasta e permite que o ferrolho carregue uma munição para a frente na câmara sob a pressão da mola.

 

A foto acima é uma visão aproximada do grupo de bolts da SAINT Victor 9mm.

 

Como você pode imaginar, a massa do slide ou bolt é crítica para garantir a operação adequada. A massa do slide ou bolt deve ser pesada o suficiente para evitar um movimento prematuro para trás causado pela pressão do cartucho disparado, mas não tão pesada que impeça completamente a operação para trás. Além disso, a mola recuperadora deve ser forte o suficiente para armazenar a energia necessária para o ciclo do bolt, mas não tão forte que impeça a ação do ciclo.

 

Um sistema de blowback se alimenta de carregadores como qualquer outro rifle semi-automático. A Carabina SAINT Victor 9mm usa o extremamente confiável carregador de 32 tiros padrão Colt .

 

A operação de blowback é um sistema relativamente simples que é considerado uma ação muito confiável. Requer menos partes móveis do que outras ações de armas de fogo. No entanto, geralmente não é adequado para cartuchos de alta potência que geram pressão muito grande para que um bolt razoavelmente pesado e uma mola retrátil resistam.

 

Um bom efeito colateral desse sistema é que geralmente é extremamente confiável, e essa confiabilidade é uma das principais razões pelas quais as empresas usam predominantemente esse sistema em carabinas PCC. A Springfield Armory, por exemplo, usa isso em sua carabina SAINT Victor 9mm.

 

Pontos fortes do sistema de blowback direto

 

Com uma compreensão do que está acontecendo dentro de um PCC de blowback direto, também é mais fácil entender os pontos fortes exclusivos associados a ele.

 

Ações diretas de blowback são geralmente consideradas muito confiáveis. O sistema usado na carabina SAINT Victor 9mm é perfeitamente ajustado para a arma e munição moderna.

 

Confiabilidade. Embora a equipe de engenharia que projeta a arma de fogo deva equilibrar cuidadosamente as forças concorrentes na arma, o produto final tende a ser muito confiável. A simplicidade do sistema é frequentemente demonstrada através da longa vida útil e baixa manutenção do sistema.

Semelhante em forma a um grupo de porta-bolts padrão AR-15, o da Carabina SAINT Victor 9mm é simplificado e especialmente pesado para oferecer o equilíbrio correto à energia das cargas de 9mm.

 

Baixa manutenção. Como há menos peças em um sistema de blowback direto, há menos peças que podem quebrar. Além disso, as peças que existem tendem a ser mais volumosas e fortes. Embora uma boa limpeza e manutenção sejam importantes para todas as armas de fogo, sabe-se que os sistemas de blowback suportam bastante abuso e continuam funcionando.

 

Falando em munição

 

O sistema de operação de blowback direto é frequentemente considerado como tendo duas qualidades opostas: confiabilidade e sensibilidade à munição. À primeira vista, essas duas coisas parecem ser incompatíveis. Com uma arma de fogo de alta qualidade como a carabina SAINT Victor 9mm, todas as munições de fábrica devem funcionar bem. No entanto, se você estiver usando uma carabina de baixa qualidade ou munição carregada à mão, poderá descobrir que a combinação arma/munição se torna mais crítica para a confiabilidade.

 

 

Independentemente das condições, a PCC da Springfield fornecerá desempenho confiável e preciso quando você precisar.

 

A necessidade de confiabilidade é crítica para a autodefesa. Mas é extremamente importante para a competição também. Uma competição não é um cenário de vida ou morte, mas o desempenho de sua PCC pode fazer ou quebrar os resultados de sua partida. Falhas podem adicionar tempo à sua pontuação ou levar a arremessos perdidos - especialmente se acontecerem com muita frequência.

 

Considerações finais sobre o sistema de carabina de 9 mm

 

Por fim, se você escolher um blowback direto de qualidade, alimentá-lo com munição de qualidade e manutenção em dia, ele deve ser tão confiável quanto qualquer outra plataforma de carabina por aí. Os futuros atiradores de competição devem a si mesmos examinar todas as suas opções. Um PCC de blowback direto de qualidade deve, sem dúvida, estar em execução.

 

Fonte: https://www.thearmorylife.com/how-do-9mm-carbines-work/