Não há dúvida de que algumas das armas curtas mais populares nos Estados Unidos são pistolas de 9 mm com armação em polímero e striker-fired. E quando se trata deste tipo de arma de fogo, é difícil vencer a família de pistolas XD-M da Springfield Armory. Com muitas dessas pistolas provavelmente sendo vendidas para proprietários de armas de primeira viagem nos últimos meses, pensamos que seria uma boa ideia ensinar como desmontar e limpar uma Springfield XD-M.

Eu sou um grande fã da linha de pistolas XD-M (bem como a original XD e XD-M Elite) da Springfield Armory, e descobri que elas têm um desempenho excelente. Pessoalmente, possuo mais de uma dúzia delas em diferentes variantes e calibres. Ela se tornou facilmente minha pistola de armação em polímero e striker-fired preferida.

Ponto de partida

Sempre que eu pego uma arma com a qual posso não estar completamente familiarizado, a primeira coisa que faço é ler o manual do proprietário. O que vem com a XD-M é muito bem feito e tem muitas informações sobre a pistola.

A remoção e limpeza em campo da Springfield XD-M é um processo fácil. É importante seguir todas as regras de segurança para evitar lesões.

A revisão irá familiarizá-lo com a arma e sua nomenclatura. Além de revisar o manual do proprietário, também farei uma limpeza básica antes de disparar uma nova arma. Deve ser mencionado que sempre que você manusear uma arma de fogo, é imperativo que você cumpra as quatro regras de segurança. Eles são os seguintes:

- Trate todas as armas como se estivessem carregadas.
- Não aponte o cano para nada que você não esteja disposto a destruir.
- Não coloque o dedo no gatilho antes de tomar a decisão de atirar.
- Certifique-se de ter identificado seu alvo, bem como o que o cerca e está por trás dele.

Trabalhe sempre com a pistola vazia e descarregada durante o processo de cuidado e manutenção. Quando estiver removendo sua XD-M em campo, aponte a arma em uma direção segura e remova o carregador.

Em seguida, segure o slide com sua mão de suporte e puxe-o de volta para a posição mais recuada na estrutura. Em seguida, empurre a trava do slide para cima até que engate na trava de parada do slide. Isso bloqueará o slide aberto. Em seguida, verifique fisicamente e visualmente para garantir que não haja munição ou carregador na arma.

Remoção e limpeza da XD-M

Quando tiver certeza de que não há munição na arma, use sua mão de apoio (eu uso meu polegar) para girar a alavanca de desmontagem da XD-M da posição de 9 horas para a posição de 12 horas. Segure o slide com a mão de apoio e puxe o slide ligeiramente para trás, até que a parada do slide se mova para fora do slot de bloqueio do slide. Agora você pode permitir que o slide avance fora do frame. Não há necessidade de puxar o gatilho para remover o slide. Isso é exclusivo da família XD-M, já que muitas armas striker-fired exigem que você aperte o gatilho para remover o slide.

Depois de remover o slide do frame, você pode acessar facilmente o conjunto da mola de recuo e o cano.

Com o slide removido, você pode levantar o conjunto da mola de recuo para cima e para fora, o que permite que você levante o cano para cima e para fora do slide também. Agora você tem seu field XD-M removido.

Depois de remover o conjunto da mola de recuo, você deve ser capaz de levantar o cano para fora do slide, conforme mostrado.

Quando se trata de limpeza, é um processo muito simples e direto. Normalmente limpo o cano primeiro. Usarei uma haste de limpeza de tamanho apropriado e um jag (ou porta-remendo) e passarei alguns adesivos embebidos em solvente pelo cano da câmara até o muuzzle. Seguirei com uma escova de bronze do tamanho correto, geralmente fazendo cerca de 10 a 20 passagens pelo cano para soltar a incrustação. Depois da escova, passo mais alguns adesivos embebidos em solvente e acabo com vários adesivos secos até que saiam limpos. Dependendo de quantos tiros você disparou desde a última limpeza, pode ser necessário repetir o processo.


A escova M16 é uma ferramenta de limpeza útil para remover incrustações da face da culatra, sob o extrator e outras áreas da pistola.

Depois que o cano está limpo, eu limpo a rampa de alimentação e a parte externa do cano. A partir daqui, passo para o slide e com uma escova M16 (uma ferramenta do tipo escova de dentes com uma ponta de cerda pequena e outra grande). Eu escovo a culatra e sob o extrator. Usando adesivos, trapos e cotonetes, limpo o interior do slide. Uma vez satisfeito, passo para o frame. O procedimento é o mesmo - eu uso adesivos, trapos e cotonetes para limpar qualquer incrustação e lubrificante velho.

Onde lubrificar a XD-M

Geralmente, eu apenas limpo a haste guia da mola de recuo e na mola aplico um pouquinho de óleo.


Ao lubrificar a XD-M, use um óleo sintético de qualidade. Um cordão no slide rails e no frame rails isso ajudará a reduzir o desgaste e garantir a confiabilidade.

Para lubrificar o resto da XD-M, eu uso qualquer lubrificante sintético que tenho à mão - na minha opinião, qualquer marca de qualidade está bem. Como as armas striker-fired são um pouco mais soltas do que as pistolas de match-grade 1911, gosto de usar um lubrificante um pouco mais espesso. Vou aplicar uma gota no slide rails, no frame rails e na parte externa do cano.

A remontagem da pistola é feita na ordem inversa da desmontagem - instale o cano, a mola de recuo e a haste guia e depois coloque o conjunto do slide de volta n o frame.

Puxe o slide todo o caminho de volta para onde você pode engatar a trava do slide novamente. Isso trava o slide para trás, o que permite que você gire a alavanca de desmontagem da posição de 12 horas de volta para a posição de 9 horas. Puxe o slide ligeiramente para trás, o que permite que ele se mova para frente e para trás na bateria.

Conclusão

Agora você desmontou e limpou com sucesso a sua XD-M. Eu gosto de estender (movê-lo para frente e para trás) o slide algumas vezes para ajustar a lubrificação.

Os designers da XD-M tornaram a pistola tão fácil de usar quanto qualquer outra que eu já vi. E agora você sabe como cuidar adequadamente dela. Saia e pratique com sua pistola, divirta-se e, o mais importante, esteja seguro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.thearmorylife.com/how-to-disassemble-and-clean-your-xd-m/