Por Beyond Seclusion

 

Se ainda não são, as miras reflexivas estão rapidamente se tornando o tipo de ótica mais popular encontrado em armas de fogo atualmente. Os militares dos EUA começaram a adotar óticas como essa na década de 1990 e cresceram a partir daí. Já vi muitas óticas, desde o Trijicon ACOG até red dots como o Aimpoints e miras de armas holográficas como o EOTech EXPS3 em armas de fogo militares e policiais. Os militares descobriram a incrível diferença que essa ótica faz na precisão do soldado médio e tiros no alvo em comparação com a antiga tecnologia de mira de ferro.

 

As miras de red dot são bem conhecidas por suas capacidades a curta distância. Eles podem ser úteis a 500 jardas? Hoje, descobriremos.

 

Não me interpretem mal, você nunca pode errar com a boa e velha mira de ferro no Hellion, porque eles raramente falharão com você e, se você “quebrá-los”, provavelmente terá outros problemas com a arma de fogo. Eles são tão KISS (keep it simple stupid) quanto possível, mas eles têm limitações. As miras de ferro exigem muita prática para que o atirador médio marque bem à distância e são particularmente difíceis de usar em situações de pouca luz. Por experiência própria, caçando com meu M1 Garand ao nascer e ao pôr do sol, sei que é difícil ou quase impossível ver o visor frontal com um fundo escuro nessas condições.

 

Teste seus reflexos

 

Então, por que escolher uma mira reflexiva ou red dot em vez de uma luneta tradicional? Dependendo da aplicação, um osciloscópio mais tradicional pode ser muito grande e pesado, além de não ser bom para aquisição rápida de alvos. E, há também a questão da durabilidade. O ACOG era uma óptica fixa com baixa ampliação e era perfeito para distâncias de engajamento típicas normalmente encontradas. Mas e as situações urbanas em que as distâncias podem diminuir de menos de 100 jardas até distâncias CQB (batalha de curta distância) de 10 pés? Claramente, algo mais era necessário.

 

Mesmo com uma lupa de 3X, pode ser difícil obter um red dot em um alvo do tamanho de uma silhueta em distâncias extremas. Com a prática, no entanto, isso pode ser feito.

 

É aqui que as “miras reflexas” se destacam. Uma “visão reflexa” é qualquer ótica que permite ao atirador olhar através de uma lente e ver uma projeção iluminada de um ponto de mira ou alguma imagem sobreposta no FOV, ou campo de visão. Isso pode ser feito de várias maneiras, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens. A maioria das pessoas tem sua preferência pessoal de qual método e retículo ou imagem é projetada. O mais típico é um simples red dot.

 

Muitos ampliadores de 3X, como o Meprolight mostrado acima, podem ser montados em um sistema que permite que você o gire rapidamente para a posição quando um tiro mais longo se apresenta.

 

Como o retículo é focado no infinito, ele permanece alinhado com a ótica, independentemente da posição do olho do atirador. Isso é chamado de “sem paralaxe”, que a maioria das miras reflexivas de qualidade oferece. Isso permite que o atirador adquira o alvo com facilidade e rapidez para disparar tiros precisos com prática reduzida em comparação com miras de ferro tradicionais ou escopos. Ele também faz com que tirar fotos de uma posição sem suporte, como em pé depois de se mover ou mesmo em movimento, seja surpreendentemente preciso e simples.

 

Empurrando-o

 

Muitos podem dizer que a única desvantagem das miras reflexas é atirar a distâncias além do CQB ou além de 100 jardas. Ou é? E se pudéssemos atingir alvos consistentemente a 300, 400 ou até 500 jardas com um red dot?

 

Com a lupa 3X fora do caminho, um atirador pode atingir o alvo com a mira de red dot sem ampliação.

 

Uma maneira fácil e rápida de estender o alcance de um red dot é adicionar uma lupa opcional. Assim como o nome diz, nada mais é do que uma lupa que você pode colocar atrás de uma mira reflexiva para transformá-la em uma ótica 3X ou mais. Embora 3X seja o poder de ampliação mais comum para isso, você pode chegar até 6X.

 

Quanto mais ampliação você obtiver, maior e mais pesada será a lupa e pior será o relevo ocular (capacidade de ver facilmente através dela). Descobri que o 3X é perfeito para estender efetivamente o alcance de um red dot muito além das distâncias CQB.

O autor, mostrado acima, foi capaz de atingir seu alvo a 300 jardas usando o Hellion e um red dot ampliado em 3X da Meprolight.

 

Outro termo que você costuma ouvir é “battlesight”. Isso normalmente se refere a uma ótica que pode suportar os rigores e abusos do que seria encontrado no campo de batalha. É uma ótica dura como prego, aguenta uma surra e continua funcionando. Um bom exemplo disso é o Meprolight Tru-Vision, de uma empresa que fabrica óticas para as Forças de Defesa de Israel (IDF).

 

Indo Longe com Curto

 

Eu tenho trabalhado com o Springfield Armory Hellion “bullpup” por algum tempo e gosto muito dele. Com câmara de 5.56 mm, oferece desempenho de cano de 16 ” em um pacote com aproximadamente o mesmo comprimento de um rifle de cano curto.

 

A 300 jardas, a lupa permitiu que o autor colocasse munições com precisão no alvo.

 

Então, qual é a melhor plataforma para testar as capacidades de uma ótica projetada para alcance próximo, mas usada em longo alcance? Então, equipei o Hellion com o Meprolight Tru-Vision junto com uma unidade de ampliação Meprolight MX3.

 

A munição é outra parte da equação de precisão. Neste teste, o autor usou munições 5.56 NATO fabricadas pela AAC.

 

Ao longo de uma sessão de alcance, empurrei o Hellion para várias centenas de metros. Durante aquele dia, descobri que a arma e a ótica formavam uma combinação muito eficiente. Depois de avistá-lo (e descobrir que se agrupava extremamente bem a 50 jardas), comecei a empurrá-lo para longe. Ele rapidamente se provou a 300 jardas logo após o portão - e tudo com munição de alcance FMJ.

 

Sem uma lupa de 3X, o alvo de 500 jardas parece quase impossível de atingir com uma mira de red dot padrão.

 

Uma vez que provei que o Hellion e o Tru-Vision podiam acertar consistentemente a 300 jardas, eu o empurrei para 500. Como foi? Estava certo. Eu fui capaz de acertar todos os tiros consistentemente a essa distância. Para me divertir, atirei o combo sem suporte e parado a 200 jardas, e descobri que ainda podia acertar. Então, empurrei para 300 e acertei novamente. Em 400? consegui fazer de novo.

 

Conclusão

 

Acho que é seguro dizer que o Hellion e o Tru-Vision - com e sem lupa - formam uma combinação muito capaz. Na verdade, provou ser ainda mais eficaz do que eu esperava com esses requisitos exigentes. É uma combinação feita no céu.

 

 

Fonte: https://www.thearmorylife.com/can-a-bullpup-and-a-red-dot-hit-at-500/