Suporte: (31) 3564-5831

SAIBA MAIS SOBRE COLDRES!

10/01/2022 15:17
Postado por: Miguel Vianna

SAIBA MAIS SOBRE COLDRES!

 

Todo atirador sabe a importância que o coldre tem, seja com o foco no esporte ou na defesa o saque seguro e rápido faz toda diferença entre perder e ganhar ou vida e morte, e para que você saiba um pouco mais sobre este acessório tão importante para o estilo de vida de um atirador a Tacticcal Gear Imports preparou algumas informações para você. Confere ai!

 

Primeiramente o que é o coldre? Muitas pessoas que acabam de começar a se interessar pelo mundo das armas ainda não sabem sobre os diferentes tipos de coldres e sua funcionalidade, acreditando ser apenas um pedaço de couro ou plástico feito para se colocar a arma ou pior ainda acreditando que se porta armas como nos filmes de ação onde simplesmente se enfia a arma municiada e pronta para o disparo dentro da calça.

O coldre é sim um pedaço de couro, plástico (Normalmente Kydex) ou pano (Nylon sendo o mais popular) feito para transportar armas de porte, porém são peças feitas sob medida para cada arma e de forma que garanta que o disparo acidental não ocorrera ao se sacar a mesma, além de serem feitos de forma que facilite a utilização da arma em cada situação, mas sempre com o foco na segurança ao se puxar e guardar o armamento.

 

Classificação Coldre

Existe uma grande variedade de tipos e formas de coldres espalhados pelo mundo atualmente, sendo eles divididos comumente em duas classificações, sendo elas:

IWB – Coldre de porte por dentro da cintura da calça

E

OWB – Coldre de porte por fora da cintura da calça

Sendo normalmente os coldres IWB mais utilizados no porte velado (onde a arma se encontra oculta da visão) e os OWB no porte ostensivo, mas não excluindo a possibilidade de se usar um coldre IWB de forma ostensiva e vice-versa.  

 

Tipos Coldre

Como dito anteriormente existem muitos tipos de coldre e de portes em vários locais como cintura, perna, coxa entre outros, porém neste texto trataremos apenas os mais comuns sendo eles:

Coldres Tácticos – Os mais comuns coldres tácticos são de Kydex ou Nylon e feitos na classificação OWB pois são usados muitas vezes por militares e por utilizadores com funções parecidas não necessitando de serem ocultos, mas sim de fácil utilização, sendo usados na cintura ou com módulos de colete.

Coldres para uso encoberto – São os mais utilizados para defesa pessoal sendo eles para uso oculto na cintura, de fácil utilização e fácil remoção.

Coldres Esportivos – São coldre desenvolvidos para uso em esportes como o IPSC normalmente maximizando o saque rápido e a segurança e não sendo recomendado para nenhum outro tipo de utilização.

Sendo estes 3 tipos os mais encontrados e com mais variações no mercado, mas não os únicos existindo vários outros tipos que se enquadram em situações não cotidianas ou que não sejam indicados por focar na utilização e se esquecerem da segurança.

 

Como escolher o Coldre Então?   

E aqui fica nossa dica de como escolher o coldre perfeito para você:

1-      Arma a ser portada –A arma para qual seu coldre será utilizada é de extrema importância, pois cada arma tem suas peculiaridades e para atender a essas peculiaridades cada coldre é feito sob medida para cada modelo sendo possível um coldre atender mais de um modelo, mas não todo, afinal nem toda arma é igual, o importante é sempre saber se aquele coldre foi feito para atender sua arma.

2-      Modalidade do coldre - Será para porte velado ou ostensivo/ essa pergunta também é muito importante, e como normalmente indicamos o IWB para o velado e OWB para o ostensivo.

3-      Função do porte – Aqui deve se perguntar como será a utilização do seu armamento, para esportes ou para defesa, para qual tipo de esporte de tiro, entre outros.

4-      Segurança – E o mais importante é claro, a segurança.

Sempre tenha certeza de verificar se o coldre garante segurança para não facilitar disparos acidentais, a utilização por terceiros e que o coldre fornecera a fixação de sua arma para que ela sempre fique presa a você até mesmo em situações extremas.

 

E por aqui ficamos, esperamos que você tenha gostado destas informações e que elas lhe sejam uteis.  

 

PUBLICADO POR

Miguel Vianna

Redator

Tactical Gear Imports®

 

 

 

 



Você precisa estar logado para escrever um comentário